Fotos das ações do CEREST
quinta-feira, 25 de junho de 2009 | Postado por CEREST FEIRA DE SANTANA às 07:24 0 comentários
"DORT ou LER - Lesões causadas por esforços repetitivos ou traumas no sistema músculo-esquelético."
Está síndorme é relatada desde 1700 quando Ramazzini - o pai da medicina do trabalho - a descreve como "doença dos escribas e notórios". Mais tarde aparece como "doença das tecelãs" (1920) ou "doença das lavadeiras" (1965). O problema se amplia a partir de 1980, quando a doença - que atinge várias profissões que envolvem movimentos repetitivos ou grande imobilização postural - torna-se um fenômeno mundial, devido a grande evolução do trabalho humano e o aumento do ritmo na vida diária.
Hoje, a síndrome que é mais associada ao trabalho informatizado, já representa quase 70% do conjunto das doenças profissinais registradas no Brasil. A prevenção foi e continua sendo a melhor forma de combate a este tipo de patologia. A adoção de posturas e ritmos de trabalho mais adequados (com a adoção de pausas ao longo da jornada de trabalho) são fundamentais.
Quando existe uma suspeita de lesão, o acompanhamento de um profissional torna-se primordial para a correta avaliação e tratamento do funcionário.
Algumas das patologias mais frequentemente associdas ao trabalho informatizado são:
Tendinite - Inflamação aguda ou crônica dos tendões. Se manifestam com mais frequência nos músculos flexores dos dedos, e geralmente são provocados por dois fatores; movimentação frequente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região. |
Tenossinovite - Inflamação aguda ou crônica das bainhas dos tendões. Assim como a tendinite os dois principais fatores causadores da lesão são; movimentação frequente, e período de repouso insuficiente. Manifesta-se principalmente através de dor na região que é agravada por movimentos voluntários. Associados à dor, manifestam-se também edema e crepitação na região. |
Síndrome de DeQuervain - Constricção dolorosa da bainha comum dos tendões do longo abdutor do polegar e do extensor curto do polegar. Estes dois tendões têm uma característica anatômica interessante: correm dentro da mesm bainha; quando friccionados, costumam se inflamar. O principal sintoma é a dor muito forte, no dorso do polegar. Um dos principais fatores causadores deste tipo de lesão está no ato de fazer força torcendo o punho. |
Síndrome do Túnel do Carpo - Compressão do nervo mediano no túnel do carpo. As causas mais comuns deste tipo de lesão são a exigência de flexão do punho, a extensão do punho e a tenossinovite a nível do tendão dos flexores - neste caso, os tendões inflamados levam a uma compressão crônica e intermitente da estrutura mais sensível do conjunto que compõe o túnel do carpo: o nervo mediano. Fonte: www.ergonomia.com.br |
sábado, 20 de junho de 2009 | Postado por Andrea Jesus às 17:01 0 comentários
Uso excessivo do celular pode causar lesão no cotovelo
Uso excessivo do celular pode causar lesão no cotovelo
Do UOL Ciência e Saúde, 17/06/2009 - 11h30
Em São Paulo
Se você é do tipo que passa muito tempo falando ao celular, terá mais um motivo para ser mais moderado, além da conta alta no fim do mês. Ortopedistas nos EUA têm alertado que o ato de segurar o aparelho junto ao ouvido por muito tempo pode lesionar um nervo do braço. O problema até ganhou um apelido: "cellbow", união de "celular" e "cotovelo", em inglês.
A síndrome do túnel cubital é causada pela compressão do nervo ulnar, responsável pelo movimento dos dedos anular e mínimo; uso excessivo do celular pode resultar na lesão |
A condição é chamada de síndrome do túnel cubital, parte do cotovelo por onde passa o nervo ulnar, responsável pela sensibilidade dos dedos anular e mínimo.
O principal sintoma de quem desenvolve o problema é uma sensação de formigamento que vai do cotovelo até as mãos. Com o tempo, a sensibilidade pode ser prejudicada, e a pessoa passa a ter dificuldades para digitar ou segurar objetos.
"A síndrome pode aparecer como sequela de uma fratura, por alguma deformidade ou por vícios de postura, como passar muito tempo em determinada posição", explica o ortopedista Marcelo Tavares de Oliveira, do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Além de quem abusa do celular e do telefone comum, estão sujeitos ao problema quem exagera no uso de videogames portáteis, e também quem dorme ou trabalha com os cotovelos flexionados a mais de 90º.
Para tratar a síndrome, o remédio é a mudança de comportamento. "Basta alternar a mão que segura o celular, ou usar recursos como fone de ouvido e viva-voz", recomenda o médico, que compara a situação aos danos na coluna causados pelo péssimo hábito de manter o telefone apoiado no ombro.
Em casos mais graves, quando há perda de sensibilidade, a cirurgia é indicada para descomprimir e reposicionar o nervo.
Oliveria ressalta, porém, que a síndrome do túnel cubital não é tão frequente quanto a do túnel do carpo, que causa formigamento nos dedos polegar, indicador e médio. Nesse caso, a lesão é no nervo mediano, no nível do punho.
Ambos os problemas ocorrem com mais frequência na mulher, segundo o ortopedista. "Isso acontece por uma questão anatômica (no sexo feminino a angulação do cotovelo é mais acentuada) ou hormonal", diz.
sexta-feira, 19 de junho de 2009 | Postado por CEREST FEIRA DE SANTANA às 18:54 0 comentários
CEREST - FEIRA DE SANTANA
O CEREST tem por atribuições :
Prestar suporte tecnico especializado para a rede de serviço do SUS:
- No atendimento integral para estabelecer relação causal entre o quadro clínico e o trabalho;
- No diagnostico , tratamento e exames complementares;
- No registro, notificação e relatorios;
- Nas ações de vigilancia à saúde do trabalhador de média e alta complexidade.
Educação em Saúde do Trabalhador:
O CEREST realiza atividades de educação em saúde para grupos de trabalhadores com o objetivo de contribuir para a qualidade de vida e ampará-los em suas necessidades.
Desenvolve programas de formação e capacitação de recursos humanos: estagios curriculares; treinamentos em serviço; cursos e palestras nas empresas publicas e provadas.
Participa das SIPAT´s das empresas quando convidado.
Realizar eventos informativos sobre a saude do trabalhador.
Desenvolve campanhas educativas.
Realiza vigilancia em Saude do Trabalhador e investigação de acidentes de trabalho graves e fatais.
Oferece retaguarda tecnica aos serviços de vigilancia epidemiologica, alimentando o sistema de informação.
quarta-feira, 17 de junho de 2009 | Postado por CEREST FEIRA DE SANTANA às 12:52 0 comentários
CEREST - FEIRA DE SANTANA
AV. Presidente Dutra, S/N - Capuchinhos
Fone 3623 7552
cerest_fsa@yahoo.com.br
Postado por CEREST FEIRA DE SANTANA às 12:31 4 comentários