Uso excessivo do celular pode causar lesão no cotovelo

Uso excessivo do celular pode causar lesão no cotovelo

Do UOL Ciência e Saúde, 17/06/2009 - 11h30


Em São Paulo

Se você é do tipo que passa muito tempo falando ao celular, terá mais um motivo para ser mais moderado, além da conta alta no fim do mês. Ortopedistas nos EUA têm alertado que o ato de segurar o aparelho junto ao ouvido por muito tempo pode lesionar um nervo do braço. O problema até ganhou um apelido: "cellbow", união de "celular" e "cotovelo", em inglês.

Arte UOL

A síndrome do túnel cubital é causada pela compressão do nervo ulnar, responsável pelo movimento dos dedos anular e mínimo; uso excessivo do celular pode resultar na lesão

A condição é chamada de síndrome do túnel cubital, parte do cotovelo por onde passa o nervo ulnar, responsável pela sensibilidade dos dedos anular e mínimo.

O principal sintoma de quem desenvolve o problema é uma sensação de formigamento que vai do cotovelo até as mãos. Com o tempo, a sensibilidade pode ser prejudicada, e a pessoa passa a ter dificuldades para digitar ou segurar objetos.

"A síndrome pode aparecer como sequela de uma fratura, por alguma deformidade ou por vícios de postura, como passar muito tempo em determinada posição", explica o ortopedista Marcelo Tavares de Oliveira, do Hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. Além de quem abusa do celular e do telefone comum, estão sujeitos ao problema quem exagera no uso de videogames portáteis, e também quem dorme ou trabalha com os cotovelos flexionados a mais de 90º.

Para tratar a síndrome, o remédio é a mudança de comportamento. "Basta alternar a mão que segura o celular, ou usar recursos como fone de ouvido e viva-voz", recomenda o médico, que compara a situação aos danos na coluna causados pelo péssimo hábito de manter o telefone apoiado no ombro.

Em casos mais graves, quando há perda de sensibilidade, a cirurgia é indicada para descomprimir e reposicionar o nervo.

Oliveria ressalta, porém, que a síndrome do túnel cubital não é tão frequente quanto a do túnel do carpo, que causa formigamento nos dedos polegar, indicador e médio. Nesse caso, a lesão é no nervo mediano, no nível do punho.

Ambos os problemas ocorrem com mais frequência na mulher, segundo o ortopedista. "Isso acontece por uma questão anatômica (no sexo feminino a angulação do cotovelo é mais acentuada) ou hormonal", diz.


0 comentários: